Portugal Criativo discute hoje e amanhã os limites da criatividade

Especialistas portugueses e estrangeiros de várias áreas das indústrias criativas reúnem-se hoje e terça feira no Porto para discutir e celebrar as tendências de um sector em que a região Norte se procura afirmar.

“Até onde pode Portugal ser criativo?” é o tema do evento “Portugal Criativo 2010”, coordenado pela Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (Addict), em parceria com a Fundação da Juventude, ambas com sede no Porto.

O director executivo da Addict, Michael DaCosta Babb, inglês residente no Porto, disse à Lusa que, em sua opinião, “não há limite” para o crescimento da criatividade em Portugal, desde que se saiba trabalhar em cooperação.

O coordenador do Portugal Criativo destacou a presença de Os Gémeos, dupla brasileira de artistas de graffiti formada pelos irmãos gémeos Otávio e Gustavo Pandolfo, que neste momento têm uma exposição do seu trabalho no Museu Berardo. Eles são os embaixadores da arte de rua, que vai marcar este evento.

Ao longo de duas tardes, designers, arquitectos e outros criativos portuenses, coordenados pelo britânico Scott Burnham, vão expressar a sua criatividade em espaços públicos. O “Bairro Criativo” tem como modelo o projecto “Urban Play” que Scott Burnham criou em 2008 em Amesterdão, Holanda, em colaboração com a Droog Design no âmbito do braço internacional da ExperimentaDesign.

Chuveiros na Praça do Infante, uma horta no Largo do Duque da Ribeira para jogar Farmville real (o jogo coqueluche do momento na rede social Facebook) e a cobertura com relva de todo o Largo S. Domingos são algumas das intervenções previstas.

Os promotores do “Bairro Criativo” querem ainda transformar a Praça Almeida Garrett num lugar “acolhedor”, como se fosse o interior de um café, e colocar uma grande estrutura colorida na paragem de autocarros do Largo dos Lóios, para divertir transeuntes e quem está à espera de transporte.

O Portugal Criativo 2010 terá ainda vários seminários e “masterclasses”, um dos quais orientado por Evan Roth, do Graffiti Research Lab, dos Estados Unidos, referiu o coordenador.

“Estamos a falar sobre uma reflexão, uma celebração e uma manifestação”, disse Michal Babb, realçando a preocupação em juntar discussão e acção.


Por Lusa, Jornal Público
http://publico.pt/Cultura/portugal-criativo-discute-hoje-e-amanha-os-limites-da-criatividade_1438610

Sem comentários:

Enviar um comentário